Mapas Mentais
Mind map ou mapa mental mpmod
O mapa da mente ou mapa mental é usado para nomear um diagrama, cujo criador foi Tony Buzan, que na década de 60, difundiu e sistematizou esta ferramenta em um livro. Uma poderosa técnica gráfica com formato de uma teia dispõem ideias de forma resumida e visual. Nela o tema principal se encontra no centro e as demais estão como palavras-chaves ilustradas com ícones e imagens fortes conectadas ao tema central por teias.
Ele é capaz de proporcionar ao ser humano, uma opção para memorizar, aprender, organizar e sintetizar informações. Surgiu das observações do criador sobre o comportamento de alunos e colegas de estudo que tinham bons resultados usando técnicas e estratégias de trabalho diferentes.
Ele analisou que estas pessoas tinham bons resultados sem depender muito de tempo de preparo e notou que os colegas utilizavam cores, desenhos, símbolos, ilustrações, além de identificarem as palavras chaves do texto, marcando-a com canetas coloridas.
O que eles faziam era destacar de uma forma interessante os pontos considerados importantes no estudo. Aumentando a capacidade de associação entre as ilustrações e a memória humana.O esquema que utiliza diversas cores, poucas palavras e muitas imagens realiza a integração e operação dos dois hemisférios cerebrais.
É interessante saber que muitos artistas célebres da humanidade, usavam os princípios dos mapas mentais quando observamos as sua anotações. Como exemplo temos: Leonardo da Vinci, Issac Newton e Albert Einstein, pessoas que apresentavam um QI muito elevado, e que contribuiram para diversas manifestações sociais, artísticas, filosóficas, etc. como a elaboração do teste de qi. Eles usavam símbolos, imagens, desenhos, listas, números e palavras que ilustrava com curiosidade o pensamento criativo deles, além de dar um ritmo a suas formas de enxergar o mundo.
Há sites e softwares especializados somente na produção de mapas mentais para diversos assuntos. Inclusive o de Christian Barbosa, empresário, consultor e palestrante especializado em administração e produtividade pessoal que foi o mais jovem profissional a ganhar o certificado da Microsoft no mundo.
Ele também aderiu a técnica dos mapas mentais e constrói palestras de forma eficiente e rápida para explicar para a sua equipe ou cliente seus objetivos. E até mesmo, produziu um livro com a utilização dos mapas “Mais tempo, mais dinheiro”.
Dos softwares utilizados temos o Mindomo ou MindMeister(permite a produção de mapas online - usado no mapa mental acima), o ConceptDraw, MindManager 7, entre outros.
Qualquer um pode construir seu mapa mental, e inicialmente para aprender é necessário fazê-los a mão, para depois utilizar um software que auxilie na produção, pois a medida que vamos aperfeiçoando, eles se tornam mais complexos.