mulher cansadaAlgumas doenças e substâncias estão associadas com: problemas metabólicos, intoxicações e distúrbios psicológicos. Um exemplo disso é a esclerose ou demência, uma das mais frequentes doenças da memória. Dos fatores relacionados a perda total ou parcial de memória temos:

Amnésia

É a perda de memória parcial ou total causada por doenças que destroem as células do sistema nervoso. Causada também por enfermidades ou infecções que afetam a região cerebral, por traumas físicos e psicológicos e pelo usos de determinadas substâncias (drogas, álcool). Tipos de amnésia:

Amnésia retrógrada – incapacidade de lembranças antes do trauma;

Amnésia anterógrada – incapacidade de lembrar fatos após o trauma. Em casos mais graves, uma pessoa é incapaz de aprender coisas novas;

Amnésia emocional/histérica – normalmente é temporária e causada por um trauma psicológico;

Amnésia lacunar – nela há a incapacidade de se lembrar de um evento específico;

Psicose de Korsakoff – causada pelo alcoolismo crônico e em estado de desnutrição;

Amnésia pós-hipnótica – ocorre na sequência de hipnose da capacidade de recordar acontecimetos ou informações armazenadas na memória de longo prazo;

Amnésia transitória global - é causada por uma isquemia cerebral, redução temporária de suprimento sanguíneo e em um curto período de tempo. O indivíduo não é capaz de reter informações, possuindo uma amnésia retrógrada.

Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é considerado um desses males. Se caracteriza por uma acentuada perda de memória onde indivíduo sofre perturbações psicológicas como: ficar confuso, irritar-se e ficar agressivo com facilidade, mudanças no humor e alienação (onde o indivíduo se desliga da realidade).

Mal de Parkinson

É proveniente da degeneração progressiva da células de uma região do cérebro que controla os movimentos motores e produz o neurotransmissor dopamina. A perda de dopamina provoca vários sintomas como: tremor, rigidez muscular e diminuição da atividade motora e intelectual e pode gerar em estágios avançados uma lenta evocação de fatos e acontecimentos.

Encefalite

As Encefalites ou inflamações no cérebro podem causar perdas de consciência, perda de memória, onde há o enfraquecimento a curto ou longo prazo.

AVC (acidente vascular cerebral)

O AVC ou derrame cerebral pode causar problemas de pensamento, aprendizado, cognição, atenção, julgamento e memória. No caso, o indivíduo pode ter uma confusão mental por fortes dores na cabeça e dificuldades em executar tarefas cotidianas.

Outros fatores ligados a perda de memória:

- Ansiedade

- Estresse

- Depressão

- Doenças da tireóide (hipotireoidismo)

- Vida sedentária

Das substâncias que em falta ou em excesso causam perdas na memória e que representam vilões de doenças como o Alzheimer temos:

  • cartela de remédiosO açúcar – este e outros alimentos que possuem altos índices de açúcar e elevam a produção de insulina, desencadeando a reações que agridem as células cerebrais.
  • Carência de vitamina B1 (tiamina) – as carnes estimulam a produção de substâncias que afetam os neurônios. Churrasco, frituras, peito de frango grelhado e outros tipos de preparo representam um perigo, e se a dieta for pobre em vitaminas do complexo B, os níveis de homocisteína aumenta danificando o coração e o cérebro. Altas taxas representam riscos para o Alzheimer e Parkinson.
  • O álcool – causa a morte de neurônios e prejudica a formação de novas células cerebrais. Ele é responsável por afetar a memória de curta duração e ainda prejudica o indivíduo a absorver novas informações. Até mesmo beber pequenas quantidades interfere no lembrar.
  • Gorduras – as saturadas (origem animal) e as trans (maléficas para o coração) podem ameaçar o cérebro.
  • Medicamentos – Tranquilizantes, relaxantes musculares, drogas anti-ansiedade, pílulas para dormir e outros afetam a qualidade da memória. Outro tipo de medicamento é a substância chamada de propanolol, encontrado em remédios para controlar a pressão alta.
  • Drogas – O fumo quebra a quantidade de oxigênio que vai para o cérebro dificultando a capacidade de uma pessoa para lembrar nomes e faces de pessoas.
  • Cafeína – Café e chá são ótimos para retirar o sono e manter a atenção, mas essas bebidas provocam excitações que podem interferir na função da memória.
  • Aspartame – adoçantes artificiais que contenham a substância, usados em excesso, pode trazer uma série de efeitos colaterais como: alergias, hipotireoidismo, enfraquecimento do sistema imunológico, afetar na concentração e na memória.