Macetes que Ativam a Memória

brinquedo puzzle

A prática de exercício físico em si já constitui um ótimo ingrediente para melhorar a memória, com eles o volume de massa cinzenta do cérebro aumenta. Mas quais são os exercícios que podemos fazer? Essa ginástica vai desde ler um bom livro até aprender coisas novas.

O ramo da medicina moderna que pesquisa uma série de exercícios para melhorar o desempenho do cérebro é chamado de neuróbica. Ela é baseada de acordo com os nossos sentidos e todos eles são estimulados a transmitir informação ao cérebro, exercitar a memória e estimular a lembrança de sensações esquecidas.

Informações novas que chegam ao cérebro são capazes de fortalecer as ligações entre as células (neurônios). E na formação da base da memória encontramos os dentritos que aumentam a superfície celular dos neurônios sendo possível receber e integrar impulsos nervosos.

Todas as vezes que praticamos uma novidade, o cérebro é ativado. As faltas de memória se ocasionam por não procuramos o novo em nossas vidas. Geralmente, isso é causado por um estado físico ou emocional que interfere na memória. Descubra como está o seu cérebro em sua capacidade de reter informações e encare os exercícios mentais que mostraremos a seguir:

  • Velocidade da memória – pense nos dias da semana e fale-os de trás para frente. Repita até completo domínio do exercício. Depois, recite-os em ordem alfabética. Faça o mesmo com os meses do ano.
  • Memória episódica – escreva um texto relatando um acontecimento em detalhes. Após sete dias faça outro texto e compare com o primeiro. Repita o exercício até diminuir os erros.
  • Nomes e endereços – imagine o nome da pessoa na testa dela e para endereços associe-os a símbolos.
  • Memória visual – observe o ambiente que está, feche os olhos, imagine uma linha diagonal atravessando você e pense em objetos que estão nessa linha imaginária. Olhe 5 objetos no local que caberiam no seu bolso e cinco que não caberiam. Memorize. Feche os olhos e lembre-se deles.
  • Jogos - abuse das palavras cruzadas, dos jogos de memórias, jogos educativos, do xadrez. Eles dão manutenção à memória.
  • Pratique exercícios físicos regularmente - exercícios aeróbicos, ciclismo, caminhadas, corridas, natação, danças, etc, são ótimos exercícios para fazer nascer neurônios novos no nosso cérebro, precisamente na área do hipocampo (formação de novas memórias). Só não abuse dos exercícios na academia, sendo essenciais fazê-los duas vezes por semana.
  • Agenda - ajuda a relembrar fatos importantes, até para os idosos, quando há a diminuição de sua memória, que em grande parte é causada pela falta de atividade mental e física.
  • Grupos educativos e terapêuticos - aulas de Yoga, Muai Thai, terapia ocupacional, grupos de estudos, debates, etc.
  • Tonifique a massa cinzenta - memorize preços, imagens, características de pessoas, ruas, gostos, cheiros etc. Faça musculação no seu cérebro, assim é possível diariamente praticar exercícios.
  • Estímulos aos cinco sentidos como olfato, tato e paladar - feche os olhos e procure identificar o que há num prato de comida. Faça o exercício até você estimular o olfato, o tato e o gosto da comida.
  • Use o sistema sensorial - leia jornais, revistas, livros. Assista programas educativos de rádio e televisão. Faça pinturas, desenhos, poesias, estórias, piadas. Aprenda outras línguas, danças, jogos. Procure fazer uma atividade que lhe proporcione prazer!
  • Oficina da memória – seja escritor. Escreva num caderno os fatos de sua vida, desde a infância até os dias atuais. Estará assim estimulando sua memória para fatos ocorridos a mais tempo.
  • Fotografias – busque em fotografias antigas identificar pessoas. Lembre do local, da época, dos fatos, conte a sua história.
  • Letras de músicas – lembre de músicas de sua adolescência ou de carnavais. É um ótimo exercício.
  • Usando os dois hemisférios - utilize o outro lado do corpo para realizar atividades cotidianas: pentear-se, escovar os dentes, comer, escrever etc. Isso ajuda a desenvolver os dois hemisférios cerebrais.
  • Arrume trabalho para o seu cérebro e vamos continuar!