esteira de exercícioSe organizar, utilizar agendas, praticar exercícios físicos é uma das vantagens para viver melhor e exercitar a sua memória. Com base nisso, dicas e testes podem facilitar sua vida na hora de memorizar. Mas, como saber o melhor teste a se fazer ? Irá variar.

Pode-se mudar o seu método de alimentação, por causa de substâncias existentes em determinados alimentos que prejudicam ou ajudam sua memória, o seu horário de descanso, a falta de motivação, problemas com o envelhecimento, etc.

As vezes acordamos cansados, sem conseguir prestar atenção nos acontecimentos. Nosso cérebro se esforça para processar várias informações que ao final do dia, esquecemos. Com tudo isso, será que dormimos bem ou não? Pesquisas mostram que quem dorme em média uma hora e meia a tarde facilita a absorção da informação. O sono protege áreas do cérebro essenciais para recordar algumas lembranças.

O envelhecimento também pode afetar a memória. Com a idade, as ligações entre os neurônios são afetadas e a capacidade de recuperar lembranças se enfraquece. Muitos idosos ficam com medo e preocupados com esses esquecimentos, suspeitando de Mal de Alzheimer. Mas ás vezes, se mudássemos alguns métodos (praticar esportes, fazer testes, jogos) os problemas de memória poderiam diminuir.

Muitos problemas de esquecimento podem ser resolvidos com a realização de simples testes cognitivos que ajudam a estimular o cérebro. Até através de músicas repetitivas, como as cantigas de roda, somos capazes de treiná-lo. A concentração também é um dos métodos para exercitar a memória. Focar em objetivos e se livrar daquilo que é inútil para o cérebro é um ótimo caminho para viajar por esse universo complexo que é o nosso cérebro.

Com tudo isso, é necessário dedicação e motivação para encarar essas dicas e ter uma super memória, além de se aventurar a participar de um campeonato de memória.